É POSSÍVEL REMOVER O APARELHO FIXO EM CASA?

Sabemos que para muitas pessoas o tratamento ortodôntico é demorado e dolorido, mas a remoção do aparelho, em casa, não é recomendada.

Essa prática é muito perigosa e não coloca em risco apenas a evolução do tratamento ortodôntico, mas os seus próprios dentes.

O dentista faz a remoção das peças coladas nos dentes, um por um, com alicate especial e com o manejo correto para não fraturar os dentes e nem causar lesões. Além disso, quando as peças são removidas, deve ser feito um polimento para retirar as “colas” que são usadas para fixar os bráquetes nos dentes e devolver o brilho original.

Essa “cola” é uma resina especial que, se não for removida, ajuda a acumular placas e bactérias, causando cáries ou algum problema mais sério, como canal, por exemplo.

O risco de remover o aparelho em casa não é só pela falta de instrumentos necessários, mas também porque o tratamento ortodôntico não acaba quando o aparelho fixo é removido.

Na maioria das vezes,  é necessária a colocação de uma contenção fixa ou removível (como o aparelho móvel).

A contenção fixa é uma barra de metal que normalmente é colocada atrás dos dentes anteriores inferiores, justamente para conter e evitar que os dentes retornem para a posição original e o tratamento ortodôntico seja perdido.

Dessa forma, não tente remover o aparelho em casa. Você pode perder mais do que ganhar. E são prejuízos estéticos, funcionais e financeiros. Consulte o seu dentista para a melhor avaliação e diagnóstico do seu caso sempre.