APRENDA A CORRETA TÉCNICA DA ESCOVAÇÃO!

Pode parecer bobagem, mas a forma como você escova seus dentes é muito importante para evitar doenças bucais, acúmulo de tártaro e doenças periodontais.

Vamos falar de algumas técnicas que existem para uma correta escovação e que normalmente indicamos na clínica.

Normalmente, a técnica mais conhecida e praticada pelos pacientes é a técnica de “varredura”. Nessa técnica, a escova é posicionada a 45° em relação ao eixo longitudinal do dente e fazendo pequenos movimentos de cima para baixo nos dentes superiores e de baixo para cima nos dentes inferiores. Na porção mastigatória dos dentes são feitos movimentos ântero-posteriores para uma melhor higienização.

Outra técnica conhecida é a técnica do “rolo”. A escova também é posicionada a 45° em relação ao eixo longitudinal do dente, mas aqui são feitos pequenos movimentos circulares ao longo de todos os dentes.

Apesar de serem técnicas muito utilizadas, acreditamos que a melhor técnica é a chamada “técnica de bass modificada”. Ela tem uma boa aceitação entre os pacientes e com melhora da higienização. É o que vemos todos os dias em nossa clínica Essa técnica é a associação das duas técnicas faladas acima. A escova também é posicionada a 45° em relação ao eixo longitudinal do dente, mas além de fazer esses movimentos de cima para baixo, são feitos movimentos circulares ao longo de todos os dentes e na porção mastigatória são feitos movimentos ântero-posteriores para uma melhor higienização.

Acreditamos nessa técnica, pois no movimento circular o paciente não deixa de escovar nem a gengiva nem os dentes.

Na técnica apenas de “varredura” uma porção pode ser esquecida pelo paciente, em compensação é a melhor técnica para higienizar bem a faixa gengival próxima ao dente.

Por fim, para uma completa higienização não esqueça o fio dental. Só com ele é possível fazer a correta higienização entre os dentes, lugar onde a escovação não alcança, evitando cárie, placa bacteriana, tártaro e doença periodontal.