AVISE O SEU DENTISTA SE JÁ TEVE COVID-19: ENTENDA O PORQUÊ!

No último ano, estamos lidando com um vírus que ainda não sabemos ao certo sua origem e nem suas reais consequências.

Ouvimos vários casos de pessoas que se infectaram com o vírus e relataram diversos e diferentes sintomas, inclusive sequelas. Alguns bem curiosos, por não ter nada a ver com o sistema respiratório.

Vários pacientes relataram uma maior sensibilidade nos dentes, feridas na cavidade bucal e fraqueza na hora de mastigar, após a infecção pela Covid-19.

Alguns estudos dizem que podem ser fatores relacionados à doença ou ao uso de medicamentos.

Os problemas bucais podem ser uma resposta hiper inflamatória ao vírus da Covid-19, ocorrendo uma dilatação das glândulas salivares.

Outros problemas bucais causados pela Covid-19 na cavidade oral, segundo cientistas, estão relacionados ao uso de antibióticos durante os períodos de hospitalização dos pacientes. Podem ocorrer infecções fúngicas, como: candidíase, estomatites, úlceras aftosas e boca seca em vários casos.

Além disso, a dilatação da glândula salivar não foi o único problema da doença. Muitas pessoas também tiveram dor facial e relataram resistência à anestesia odontológica, mas ainda não têm estudos para comprovar sua relação.

Qualquer que sejam os sintomas pós Covid, não deixe de avisar seu dentista.

E você dentista, não deixe de perguntar para seu paciente, na anamnese.

É uma doença nova, ainda não sabemos ao certo seus efeitos, principalmente, a longo prazo.

Para entender melhor esses quadros, estudos mais profundos são extremamente necessários para sabermos como cuidar de cada indivíduo.