BLOG

Blog
  • Clínica do cuidar

Bichectomia; o que é, procedimento e objetivos!


A bichectomia ou lipoplastia facial é o nome dado ao procedimento de remoção da bola de Bichat ou corpo adiposo da bochecha. 

Tem como objetivo reduzir as bochechas, deixando o rosto mais fino e alongado.

Cada vez mais pacientes estão procurando esse procedimento pois, muitas famosas, como Kim Kardashian, já aderiram à cirurgia.

A bola de Bichat tem esse nome devido ao anatomista francês Marie François Xavier Bichat (1771-1802) e consiste em uma estrutura de tecido gorduroso localizado na região das bochechas e apesar de ser um tecido gorduroso, não tem nada a ver com emagrecimento. Elas continuam intactas mesmo que ocorra perda de peso.

Sua função ainda é pouco conhecida. Sugere-se que tenham função apenas no recém-nascido, no auxílio à amamentação e proteção de algumas estruturas. Perdem sua função após o crescimento, não influenciando na estrutura ou sustentação. 

Além da finalidade estética, a bichectomia também é indicada para pacientes que mordem muito a bochecha.

A principal vantagem da técnica é a melhora da autoestima e autoconfiança.

A cirurgia é relativamente simples, feita com anestesia local. O pós-operatório é bem parecido com o de uma extração dental e  sua recuperação é bem rápida.

Os resultados começam a aparecer, aproximadamente, em 15 a 20 dias e em sua totalidade com 90 dias.

As contraindicações da técnica são basicamente as mesmas de toda cirurgia: pacientes submetidos à radioterapia ou quimioterapia; infecções locais ou sistêmicas; trismo; cardiopatias severas; pacientes sistemicamente não compensados; deficiência de fatores de coagulação; problemas hepáticos e renais graves, além de pacientes menores de idade e grávidas.

Apesar de ser um procedimento simples, que praticamente não oferece riscos, ainda assim é uma cirurgia e, para que ocorra de forma segura, é importante procurar um profissional qualificado e experiente, assim como uma clínica especializada para lidar com possíveis intercorrências.