BRUXISMO: O QUE É, CAUSAS, SINTOMAS E TRATAMENTOS

O bruxismo, hábito de ranger e/ou apertar os dentes, é uma condição muito comum, principalmente nesse momento de pandemia.

Pode estar presente em todas as fases da vida (criança, adolescente, adulto, idoso) e provoca desgaste dentário. Dependendo da gravidade, pode causar , recessão gengival, perda óssea, amolecimento e até perda de dentes.

Geralmente, o paciente não sabe que tem bruxismo, a não ser que alguém perceba o ranger de dentes a noite e conta o ocorrido. Ou em uma avaliação de rotina ao dentista que ele percebe um desgaste nos dentes do paciente.

Outra forma do paciente perceber que possa estar com bruxismo é ter dor na região da articulação, cansaço e desconforto na mastigação, dores de cabeça ou dores musculares.

Entre suas causas estão o estresse, ansiedade, devido à rotina, estado de saúde mental, falta de exercício físico, ou até a alimentação (alimentos ricos em cafeína, por exemplo). Por esses motivos citados no início do texto que, o bruxismo tem sido muito comum nesse momento de pandemia. Momento de incertezas, preocupações que afetam diretamente nosso estado emocional.

Apesar do bruxismo NÃO TER CURA, existem alguns métodos para amenizar. A mais comum é a confecção de uma placa miorelaxante, feita de acrílico em que o paciente vai dormir (em casos mais graves e se tiver condição no trabalho ou em casa, pode ficar com ela durante o dia também, sempre que necessário). Isso mantém os dentes em desoclusão, permitindo um relaxamento do músculo e proteção dos dentes no momento em que a pessoa realiza a parafunção.

Além da placa, a toxina botulínica é outra opção de tratamento. Ela age diretamente no músculo, reduzindo sua contração. Evitar alimentos que contêm cafeína, também pode ajudar no tratamento.

Em todo caso, é o que a gente sempre fala aqui no blog, muito importante consultar seu dentista primeiro. É ele quem vai indicar o tratamento mais adequado a cada um, contribuindo para uma melhora da qualidade de vida do paciente.