BLOG

Blog
  • Clínica do cuidar

CÁRIE DENTÁRIA NA INFÂNCIA!

Você sabia que o primeiro sinal clínico  da lesão de cárie não é o “buraquinho”?

O primeiro sinal de que está se instalando uma lesão no dente são as manchas brancas, mais comuns de serem visualizadas próximas à gengiva contornando o dentinho ou entre os dentinhos. É a fase inicial do processo de desmineralização do esmalte. 



Normalmente, essas lesões estão relacionadas à  falta de higiene bucal, ou higienização deficiente em associação a um consumo excessivo de açúcar, não só presente nos doces, mas em diversos alimentos que consumimos.

Quando não há mudanças nos hábitos alimentares e na higiene bucal da criança, essas lesões podem evoluir para cavidade ou o famoso “buraquinho”, e com essa evolução, podem surgir alguns sintomas, provenientes da exposição do tecido dentário, como sensibilidade e dor de leve a intensa, provocada ou espontânea. 

As lesões cariosas, além dos sintomas, quando se agravam e não são tratadas podem resultar em tratamentos mais invasivos e desconfortáveis para as crianças, como tratamento de canal ou até mesmo extração precoce que leva a outras consequências. 

Quando a lesão ainda se apresenta como mancha branca é possível realizar tratamento com uma abordagem conservadora, minimizando ou até impedindo sua progressão. 

Por isso é recomendado que a higienização bucal da criança desde o  nascimento do primeiro dentinho seja realizada com creme dental fluoretado (1.100 ppm de flúor), até os 02 (dois) anos de idade não seja oferecido açúcar, que sempre mantenha uma alimentação balanceada e que tenha uma rotina de visitas ao Odontopediatra.