BLOG

Blog
  • Clínica do cuidar

CAMPANHA JULHO LARANJA. VOCÊ SABE O QUE É?

A campanha Julho Laranja foi criada para informar e sensibilizar  as pessoas sobre os cuidados ortodônticos precoces e a prevenção de problemas oclusais (posição dos dentes e dos maxilares). 


O principal público da campanha são as crianças a partir dos 5 anos de idade. A infância é a melhor época para iniciar os cuidados com a saúde bucal. É possível evitar muitos problemas na fase adulta, quando se inicia mais cedo um acompanhamento com o dentista. As intervenções precoces são mais simples de serem tratadas, trazem mais benefício e menor custo biológico. Muitas complicações ortodônticas podem ser evitadas se identificadas e tratadas desde cedo, pois podem interferir diretamente na qualidade de vida da criança; em questões como comunicação, autoestima e até nutrição.

Uma pesquisa realizada em 2010 sobre ocorrências de má oclusão, mostrou que cerca de 86% das crianças, de 6 a 10 anos, têm algum problema de oclusão dentária. Mostrou também que cerca de 73% dos casos poderiam ser  tratados com a ortodontia preventiva. 

Outros problemas muito comuns na infância, que podem ser diagnosticados e corrigidos precocemente, trazem benefícios imediatos e futuros para a criança. 

São eles:

-Falta de espaço para os dentes permanentes, o que pode gerar impactações dentárias;

-Mordidas cruzadas e abertas, que causam alteração do crescimento facial e funcional da criança;

-Projeção ou retrusão dentária, relacionada a uma alteração de crescimento das arcadas.

Não deixe o tempo passar, faça um acompanhamento periódico do seu filho para que ele não tenha problemas futuros levando a um tratamento complexo e longo. 

Aproveite a campanha e deixe seu filho fazer parte do lema: Cuidado precoce, sorriso para toda a vida!