BLOG

  • Clínica do cuidar

CINCO HÁBITOS QUE VOCÊ PRECISA ADOTAR PARA UMA ÓTIMA HIGIENE BUCAL!

Em meios a tantas tarefas do dia a dia, o cuidado com a saúde bucal é a última a ser lembrada ou é feita de forma incorreta. 

Se você parar para pensar, os cuidados bucais são muitos simples e consomem pouco tempo no seu dia. 

Pensando nisso, fizemos uma lista dos   cuidados mais importantes para você preservar seus dentes, começando hoje. 

Fique de olho e não deixe de segui-las!




O FIO DENTAL É INDISPENSÁVEL

Pela pressa ou preguiça, as pessoas acabam não passando o fio dental durante a higienização diária. Ele auxilia no processo da higiene bucal, limpando entre os dentes, área que as cerdas da escova não alcançam. 

O ideal é usá-lo após a refeição e antes da escovação. O fio dental não deverá entrar na gengiva, para evitar o risco de machucá-la. Ele deve ser passado entre os dentes, como se fosse um engraxate passando a flanela nos sapatos. 


ESCOVAR OS DENTES APÓS TODAS AS REFEIÇÕES, PRINCIPALMENTE A DA NOITE

A escovação deve ser feita, no mínimo, 3 vezes ao dia. Sempre após as refeições principais (de manhã, depois do almoço e à noite). 

Durante toda a madrugada, a boca pode se tornar um lugar mais propício para a formação da placa bacteriana.  Quando dormimos, ocorre uma diminuição do fluxo salivar, que tem como uma das funções a limpeza mecânica de toda a boca,  além do controle do pH do meio bucal. Assim, a higienização noturna é a mais importante e, portanto, a mais criteriosa.


TROCAR A ESCOVA DE 3 EM 3 MESES

Com o tempo, a escova de dentes vai perdendo algumas cerdas, além das que ficaram “amassadas”, principalmente quando o paciente usa força na escovação. Dessa forma, o paciente não consegue limpar os dentes de forma eficiente, podendo até machucar a gengiva.


ENXAGUANTE BUCAL É DISPENSÁVEL

O uso do enxaguante bucal faz o paciente pensar que pode substituir o uso da escova ou do fio dental. Aquele gostinho agradável que ele deixa na boca impede de perceber o que está acontecendo. Além disso, o enxaguante usado com frequência, altera a flora bacteriana e pode ter efeito reverso.


VISITE SEU DENTISTA REGULARMENTE

A ida ao dentista, no mínimo uma vez ao ano, faz com que eventuais mudanças sejam  observadas ao exame clínico, evitando problemas futuros.

Copyright © Clínica do Cuidar.

Desenvolvido por Bonita Comunicação Digital.

RT: Dra. Júlia Barbosa Becattini Prota - CRO/MG 44.358 - Clínica CRO/MG - EPAO-M-5226.

icone-whatsapp.png
  • Facebook Clínica do Cuidar
  • Instagram Clínica do Cuidar