- Clínica do cuidar
CINCO HÁBITOS QUE VOCÊ PRECISA ADOTAR PARA UMA ÓTIMA HIGIENE BUCAL!
Em meios a tantas tarefas do dia a dia, o cuidado com a saúde bucal é a última a ser lembrada ou é feita de forma incorreta.
Se você parar para pensar, os cuidados bucais são muitos simples e consomem pouco tempo no seu dia.
Pensando nisso, fizemos uma lista dos cuidados mais importantes para você preservar seus dentes, começando hoje.
Fique de olho e não deixe de segui-las!

O FIO DENTAL É INDISPENSÁVEL
Pela pressa ou preguiça, as pessoas acabam não passando o fio dental durante a higienização diária. Ele auxilia no processo da higiene bucal, limpando entre os dentes, área que as cerdas da escova não alcançam.
O ideal é usá-lo após a refeição e antes da escovação. O fio dental não deverá entrar na gengiva, para evitar o risco de machucá-la. Ele deve ser passado entre os dentes, como se fosse um engraxate passando a flanela nos sapatos.
ESCOVAR OS DENTES APÓS TODAS AS REFEIÇÕES, PRINCIPALMENTE A DA NOITE
A escovação deve ser feita, no mínimo, 3 vezes ao dia. Sempre após as refeições principais (de manhã, depois do almoço e à noite).
Durante toda a madrugada, a boca pode se tornar um lugar mais propício para a formação da placa bacteriana. Quando dormimos, ocorre uma diminuição do fluxo salivar, que tem como uma das funções a limpeza mecânica de toda a boca, além do controle do pH do meio bucal. Assim, a higienização noturna é a mais importante e, portanto, a mais criteriosa.
TROCAR A ESCOVA DE 3 EM 3 MESES
Com o tempo, a escova de dentes vai perdendo algumas cerdas, além das que ficaram “amassadas”, principalmente quando o paciente usa força na escovação. Dessa forma, o paciente não consegue limpar os dentes de forma eficiente, podendo até machucar a gengiva.
ENXAGUANTE BUCAL É DISPENSÁVEL
O uso do enxaguante bucal faz o paciente pensar que pode substituir o uso da escova ou do fio dental. Aquele gostinho agradável que ele deixa na boca impede de perceber o que está acontecendo. Além disso, o enxaguante usado com frequência, altera a flora bacteriana e pode ter efeito reverso.
VISITE SEU DENTISTA REGULARMENTE
A ida ao dentista, no mínimo uma vez ao ano, faz com que eventuais mudanças sejam observadas ao exame clínico, evitando problemas futuros.