BLOG

Blog
  • Clínica do cuidar

Como funciona o Botox?

Botox é o nome, popularmente conhecido, para a Toxina Botulínica. Essa substância atua no bloqueio da liberação de um neurotransmissor chamado acetilcolina.


O Botox é utilizado para tratamento das rugas e marcas de expressão, arqueamento de sobrancelhas, na estética de tratamentos odontológicos e solução de disfunções como: mudança no sorriso e bruxismo.


As rugas e marcas de expressão que o botox trata são: pés de galinha e linhas na região da testa.


Na odontologia, a toxina é usada para eliminar dores e aliviar incômodos. 

A mudança no sorriso, chamado de sorriso gengival, é um caso puramente estético. Não causa problemas funcionais, mas pode incomodar o paciente e, até mesmo, diminuir sua autoestima. 

O sorriso gengival é quando o paciente mostra muito a gengiva ao sorrir (maior elevação do lábio superior). Para isso, o botox é aplicado no músculo responsável pela elevação do lábio, fazendo com que ele não seja “puxado” para cima durante o sorriso.

Outro tratamento em que o botox pode ser utilizado é no alívio de dores como o bruxismo. Disfunção que faz o paciente apertar e/ou ranger os dentes. É mais comum durante a noite, mas se o paciente está muito tenso, pode acontecer o apertamento até ao longo do dia, enquanto trabalha ou resolve um problema. Essa pressão pode levar a dores nas articulações e na cabeça, desgastes nos dentes e até fratura.


O Botox age somente na área dos músculos faciais,  bloqueando a contração. Dura, aproximadamente, de 4 a 6 meses. Em homens, normalmente, consideramos menos tempo devido  à musculatura mais forte que a das mulheres. 


O procedimento é feito no consultório, através de pequenas injeções em pontos desejáveis para o paciente, juntamente com a avaliação do dentista.


O paciente não consegue ver o efeito do botox imediatamente. O efeito será percebido após 48 horas e com 15 dias atinge o pico máximo.


Apesar de ser um procedimento relativamente simples, necessita de alguns cuidados que podem fazer com que os resultados sejam melhores e mais duradouros como: 

-evitar a prática de exercícios nos primeiros dois dias; 

-evitar tomar sol; 

-manter-se em posição vertical nas primeiras 4 horas.


Nos primeiros dias, é comum sentir dor de cabeça no local aplicado, às vezes um pouco de vermelhidão e inchaço.


As contraindicações do botox abrangem grávidas e lactantes, pessoas com doenças autoimunes e pacientes com sensibilidade ou alergia aos componentes do botox.


O dentista está habilitado e qualificado para aplicação de botox em procedimentos que compreendem a cavidade bucal e que fazem parte da face.


Venha conhecer mais sobre o procedimento na nossa clínica. 


Marque a sua avaliação!