BLOG

Blog
  • Clínica do cuidar

COMO HIGIENIZAR AS PRÓTESES DENTÁRIAS!

Existem várias opções de próteses dentárias para as pessoas que perdem um ou mais dentes.  São elas: próteses fixas, próteses parciais removíveis e próteses totais removíveis (dentadura).

Apesar de serem dentes artificiais, precisam do mesmo cuidado e limpeza que os dentes naturais. Já ouvi muitos pacientes falarem que vão  tirar todos os dentes e colocar dentadura para não ter mais trabalho!




As próteses fixas devem ser escovadas, passando fio dental como em dentes naturais; em próteses que tem mais de um elemento e o fio dental não passa no espaço interdental é necessário o auxílio de um passa fio. 

É importante também retornar ao seu dentista pelo menos de 6 em 6 meses para uma limpeza mais profunda e fazer a remoção das próteses.

As próteses móveis devem ser removidas da boca no momento em que for feita a higienização da gengiva, língua e bochecha, com uma escova macia e pasta de dente não abrasiva. Logo em seguida, deve ser feita a higienização da prótese, também com escova macia e a mesma pasta de dente. 

Existem escovas específicas para próteses. Elas têm um cabo menor e um conjunto de cerdas redondas e as fibras centrais são maiores que as demais. 

Além das escovas, têm hoje no mercado, em forma de pastilha ou pó, substâncias efervescentes à base de peróxido que auxiliam na limpeza dessas próteses móveis. Após o uso, elas devem ser lavadas em água corrente antes de serem colocadas na boca. Isso evita que fiquem resíduos do produto na prótese. 

É comum o paciente que não tira as próteses móveis no momento da escovação e isso causa mau hálito, manchamento das próteses e  ainda a proliferação de micro-organismos, bactérias e fungos que ficam na boca com o resto do alimento. 

Seguindo todas essas recomendações, você terá uma ótima saúde bucal, hálito melhor e qualidade de vida. 

Não deixe de cuidar da sua prótese da forma correta. 

Qualquer dúvida, estamos à  disposição para melhor atendê-los e orientá-los.