COMO O EFEITO DO AÇÚCAR AFETA OS DENTES!

Você pode não perceber os efeitos do açúcar imediatamente na boca, mas doces, refrigerantes, guloseimas e todo tipo de carboidratos (pão, biscoito, bolo, pizza) se transforma em açúcar que faz mal aos dentes.

A sacarose (composto do açúcar) contribui para a fermentação bacteriana, que produz um ácido que corrói a superfície do dente, gerando a doença cárie.

Uma pessoa que ingere esses alimentos diariamente e não tem uma boa  higienização, está mais suscetível a essa doença.

Todos os dias, as bactérias estão sendo “alimentadas” e produzindo ácido corrosivo. Os dentes ficam mais expostos a essas condições e isso contribui para o aparecimento da doença.

Você não precisa  deixar de comer esses alimentos, mas tudo na vida é equilíbrio e cuidado. Você pode adotar hábitos  como:

- carregar sempre uma escova de dente e um fio dental na bolsa;

- mascar chicletes sem açúcar (estimula a produção de saliva e  auxilia na remoção das placas, mas ele não substitui a escova!);

- opte por alimentos menos açucarados (uma fruta, por exemplo, satisfaz o desejo por doces e é saudável);

O segredo é evitar que fiquem resíduos de alimentos na boca, principalmente à noite, que é  a higienização mais importante do dia. Nesse período, ocorre a diminuição do fluxo salivar, fato que resulta em um ambiente propício ao desenvolvimento de placas bacterianas.

Agendar consultas regulares ao dentista para limpeza é importante e,  no caso de criança, pode ser recomendado que seja colocado selante nos dentes posteriores para proteger dos ácidos causadores da cárie.