- Clínica do cuidar
COMO O EFEITO DO AÇÚCAR AFETA OS DENTES!

Você pode não perceber os efeitos do açúcar imediatamente na boca, mas doces, refrigerantes, guloseimas e todo tipo de carboidratos (pão, biscoito, bolo, pizza) se transforma em açúcar que faz mal aos dentes.
A sacarose (composto do açúcar) contribui para a fermentação bacteriana, que produz um ácido que corrói a superfície do dente, gerando a doença cárie.
Uma pessoa que ingere esses alimentos diariamente e não tem uma boa higienização, está mais suscetível a essa doença.
Todos os dias, as bactérias estão sendo “alimentadas” e produzindo ácido corrosivo. Os dentes ficam mais expostos a essas condições e isso contribui para o aparecimento da doença.
Você não precisa deixar de comer esses alimentos, mas tudo na vida é equilíbrio e cuidado. Você pode adotar hábitos como:
- carregar sempre uma escova de dente e um fio dental na bolsa;
- mascar chicletes sem açúcar (estimula a produção de saliva e auxilia na remoção das placas, mas ele não substitui a escova!);
- opte por alimentos menos açucarados (uma fruta, por exemplo, satisfaz o desejo por doces e é saudável);
O segredo é evitar que fiquem resíduos de alimentos na boca, principalmente à noite, que é a higienização mais importante do dia. Nesse período, ocorre a diminuição do fluxo salivar, fato que resulta em um ambiente propício ao desenvolvimento de placas bacterianas.
Agendar consultas regulares ao dentista para limpeza é importante e, no caso de criança, pode ser recomendado que seja colocado selante nos dentes posteriores para proteger dos ácidos causadores da cárie.