BLOG

Blog
  • Clínica do cuidar

COMO REALIZAR A HIGIENIZAÇÃO DA BOCA DOS BEBÊS?

A Organização Mundial de Saúde (OMS) dita que o aleitamento materno deve ser único e exclusivo até os 06 meses de vida do bebê. 

Normalmente, até essa idade, o bebê ainda não apresenta dentes na boca. Será que é mesmo necessário que se faça a higienização da cavidade bucal dos pequenos enquanto a amamentação está sendo realizada de forma EXCLUSIVA?

Vamos analisar algumas questões para chegarmos a uma resposta. 

O leite materno, além de todos os componentes necessários para o bom desenvolvimento da criança, possui imunoglobulinas que são fatores de proteção para a imunidade dos bebês, o que contraindica sua remoção. 

Pensando na doença cárie, para que ela se manifeste o ph da boca, que em condições normais varia de 6,7 – 7,0, deve cair para 5,5 – 4,5 (ácido). O leite materno não tem a capacidade de gerar essa queda. 

Outro fator é que a cárie não se desenvolve em mucosa e até os 06 meses de vida o bebê não tem estruturas minerais (dentes) presentes na boca,e isso  não gera acúmulo de placa, que é um dos contribuintes para o surgimento da doença. 

Pensando no açúcar, o encontrado no leite materno é a lactose (açúcar natural). O açúcar que realmente é prejudicial é a sacarose, encontrado em grande parte nos produtos industrializados.  

Portanto, chegamos a nossa resposta:Não! Não há necessidade de realizar a higiene bucal dos bebês que se enquadram nesse contexto. 

Os cuidados com a higienização, escovação, devem ser iniciados com o aparecimento dos primeiros dentinhos, o que ocorre por volta dos 06 meses de vida. Coincidentemente, é o período em que os pediatras e nutricionistas infantis recomendam a introdução alimentar (IA).

Por isso, a partir dessa época é tão importante o acompanhamento com o Odontopediatra. 

Nesse período, os responsáveis recebem orientações de como a higienização deve ser realizada, qual o tipo de escova indicada nessa fase, qual creme dental utilizar e também quais cuidados devem ser tomados com relação à  alimentação.