- Clínica do cuidar
Creme dental infantil ..... Qual comprar?

Essa é uma pergunta muito frequente no consultório.
A resposta é bem simples. Os pais podem comprar qualquer creme dental para seus filhos desde que tenha a quantidade adequada de flúor na composição.
A Associação Brasileira e a Associação Americana de Odontopediatria recomendam o uso de creme dental fluoretado a partir do nascimento dos primeiros dentinhos e com concentração mínima de 1100 ppm de flúor.
Mas doutora, meu filho é muito pequeno, ele ainda não sabe cuspir. Não corre o risco de ter fluorose?
O que causa a fluorose é o excesso de flúor ingerido pela criança sem controle dos pais.
Creme dental é para ser usado na quantidade certa, sob recomendação do odontopediatra. A escovação deve ser realizada por um adulto até que a criança tenha destreza manual para realizar os movimentos adequados; sozinha, mas sempre supervisionada por um responsável.
E qual é a quantidade certa?
Para crianças de 0 a 3 anos, que ainda não sabem cuspir, é recomendado o equivalente a meio grão de arroz, na faixa etária de 3 a 6 anos o equivalente a um grão de arroz inteiro e para as crianças acima de 6 anos o equivalente a um grão de ervilha.
Como saber se o creme dental tem a quantidade ideal de flúor?
Essa informação fica descrita no verso da embalagem.
Mas CUIDADO! Algumas marcas fazem a mesma embalagem com diferentes composições. O que vale é o que está descrito no rótulo.
Doutora, tem a necessidade de ser creme dental infantil?
Talvez para a surpresa de alguns, a resposta é não. Somente se quiserem.
A pasta de adulto é igual, muda apenas o sabor. Algumas crianças têm a sensação de ardido, por ser vendida nos sabores menta ou hortelã. Se seu filho(a) se adaptar, não há nenhuma contraindicação para o uso.
Ficou mais alguma dúvida sobre o assunto?
Marque uma avaliação do seu pequeno conosco!