BLOG

Blog
  • Clínica do cuidar

DEVO EXTRAIR MEUS DENTES E COLOCAR IMPLANTE?

Você é daquele tipo de pessoa que pensa ou já pensou em extrair todos os seus dentes e colocar implante para não ter mais “trabalho” com a higienização?

Então esse texto é para você!

Já ouvi muito paciente falar “Doutora, se eu extrair meus dentes e colocar implantes, resolve meu problema?”

Antes de responder essa pergunta vamos entender como funciona o implante e por que não devemos ficar com a “falha” de um dente perdido mesmo que seja um dente do fundo.

Quando o paciente perde um dente, outro terá que ser colocado no lugar. Nunca é indicado ficar com uma falha, pois aquele dente correspondente ao que foi perdido ficará sem apoio. Dessa forma, ele tende a se deslocar mudando toda a mordida do paciente e tirando a função correta de cada dente.  Essa é a necessidade de se reabilitar com o implante, ele vai fazer o “trabalho” do dente perdido.

A cirurgia de implante é feita com a introdução de um pino (tem a aparência de um parafuso) no osso e recoberto por tecido mole (gengiva). Após alguns meses de cicatrização é colocada a prótese sobre implante (coroa do dente) porção do dente visível na boca.

Uma vez que o implante é introduzido no osso, coberto pela gengiva e usado para mastigação, como um dente natural, pode sofrer quase todos os danos que um dente natural sofre. Pode sofrer fraturas e acúmulo de placa (resto de alimento) e tártaro ao redor do implante (problemas periodontais) levando até a sua perda. 

Dito isso, temos a resposta da nossa pergunta: extrair todos os seus dentes e colocar implantes não vai dar menos “trabalho” para cuidar deles. Pensando bem, será até mais trabalhoso, visto que um tratamento com implante não é barato, perdê-los não seria uma opção. 

Concorda comigo?