EFEITOS DO TABAGISMO NA SAÚDE BUCAL!

A nicotina do cigarro é uma substância que causa a dependência, por isso, sabemos que não é fácil deixar o hábito de fumar.

Que o cigarro  faz mal à saúde, não é novidade para ninguém, mas deve ser alertado que, além dos prejuízos estéticos, o fumo pode promover e acelerar o desenvolvimento de doenças bucais.

Esteticamente, as manchas dos dentes provocadas pelo fumo é um fator que leva os fumantes a procurarem o dentista mais vezes ao ano. Eles precisam de mais cuidados.

O indicado nesses casos é a remoção das manchas pelo tratamento periodontal, limpeza, o jato de bicarbonato e o próprio clareamento dental.

O mau hálito é outra característica do hábito de fumar. Parar de fumar torna o hálito mais puro e agradável.

O tabagismo diminui a capacidade de defesa do organismo e a cicatrização do indivíduo na cavidade bucal.

Pacientes tabagistas podem desenvolver doença periodontal, com sangramento e acúmulo de placa e biofilme ao redor dos dentes, que com o tempo, leva à perda óssea e até perda dos dentes.

O Centers for Disease Control and Prevention (CDC) informa que o tabagismo é a principal causa de morte e doenças nos EUA e isso inclui doenças bucais. O que vai determinar o prognóstico é por quanto tempo a pessoa foi fumante e o número de cigarros consumidos por dia.

Outro problema que existe para a maioria dos fumantes, é o câncer bucal. No Brasil, os dados são alarmantes, sendo que 90% dos casos de câncer bucal têm como causa o tabaco.

Esses pacientes, além de aumentarem os cuidados bucais e visitas periódicas ao dentista, devem fazer um autoexame da boca para avaliar a presença de manchas brancas ou feridas que, na maioria dos casos, não têm  a presença de dor.

Agora que você já conhece os perigos do cigarro para a saúde bucal, lembre que nunca é tarde para começar um estilo de vida melhor e mais sadio.

Copyright © Clínica do Cuidar.

Desenvolvido por Bonita Comunicação Digital.

RT: Dra. Júlia Barbosa Becattini Prota - CRO/MG 44.358 - Clínica CRO/MG - EPAO-M-5226.

icone-whatsapp.png
  • Facebook Clínica do Cuidar