BLOG

Blog
  • Clínica do cuidar

EMPREENDEDORISMO, POR QUÊ EMPREENDER?


Na semana em que se faz homenagem   a todas as mulheres, vamos falar um pouco sobre empreendedorismo. 

Cada vez mais temos mulheres começando um novo negócio. 

Vários fatores levam uma pessoa a empreender: a falta de emprego, vontade de aumentar a renda ou apenas desejo mesmo de ter seu próprio negócio.

Empreendedorismo significa: “iniciativa de implementar novos negócios ou mudanças em empresas já existentes”. Isso está relacionado com criar algo novo dentro de um setor ou produzir algo realmente novo.

No caso da Clínica do Cuidar, resolvemos criar algo novo a partir de um já existente. Foi um consultório particular por mais ou menos 30 anos e em 2015 se tornou clínica. Com mais consultórios, mais dentistas e atendendo todas as especialidades!


Empreender não é só criar um CNPJ. Empreender vai muito além. Estamos falando em enxergar oportunidades em um negócio e estar disposto a investir tempo e recursos para fazer crescer com planejamento. 


O empreendedor de sucesso tem que ter foco, disciplina e dedicação. No começo da caminhada tem que se dedicar muito para colocar sua empresa no mercado. Estar disposto a aprender sempre, saber lidar com pessoas e com situações inesperadas e ter noção de liderança são  características básicas de um empreendedor que quer ter sucesso.


Ah, só uma observação, se você quer ter sua própria empresa para trabalhar menos e ter seus próprios horários, esquece! Empreender não é pra você!

Pode ser que, no futuro, com a empresa estruturada, seja possível reduzir a carga horária, mas no começo, não.


A ideia de falar um pouco sobre empreendedorismo essa semana foi para chamar atenção também dos dentistas. Todo dentista precisa ser empreendedor. Com o mercado cada vez mais concorrido, empreender é até uma forma de sobrevivência.


Seja em um consultório (pessoa física) ou clínica (pessoa jurídica), saber o valor da sua hora clínica, a quantidade de material que entra e sai todos os meses, qual seu faturamento mensal, se tem necessidade ou não de aumentar os preços dos procedimentos, documentação necessária para ter no consultório, entender um pouco de marketing digital e a melhor forma de atender um cliente são requisitos essenciais para o sucesso.