ENXAGUANTE COMO ALIADO DA SAÚDE BUCAL!

Já falamos aqui sobre antissépticos bucais, mas hoje vamos falar em particular dos que contêm Clorexidina 0,12%.

A Clorexidina é uma substância química com ação antibacteriana, que apresenta inúmeros benefícios e auxilia na diminuição da placa bacteriana presente na cavidade bucal.

Suas várias formas de apresentação são alvos de diversos estudos.

Os pacientes que possuem doença periodontal, com certeza tem ou já tiveram contato com esse tipo de enxaguante bucal.

É conhecido por vários nomes comerciais (Periogard, Periotrat, Perio defense, Perio Plak, Cariax). Enxaguantes bucais que apresentam a clorexidina em sua composição diminuem a atividade dos microorganismos provocando a paralisação de seus componentes metabólicos.

O uso de enxaguantes não substitui a ida ao dentista para avaliações periódicas. Consultas de rotina para o tratamento periodontal, cuidados de higiene bucal com escovação e fio dental também são imprescindíveis.

Assim, como todos os enxaguantes bucais, os que contêm clorexidina funcionam como auxiliares à escovação. Eles não vão remover placas  bacterianas, como prometem algumas propagandas. A remoção mecânica deve ser feita com escova e fio dental.

Além disso, a clorexidina apresenta alguns efeitos adversos com o uso prolongado ou indiscriminado, são eles: lesões descamativas, perda de paladar, xerostomia, alteração na coloração dos dentes e gosto ruim na boca.

A clorexidina é uma aliada, mas cabe ao profissional decidir a forma mais adequada e por quanto tempo deve ser sua utilização, orientando o paciente da melhor forma.