BLOG

Blog
  • Clínica do cuidar

Facetas X lentes de contato dentárias

As facetas e as lentes de contato são lâminas de porcelana que têm o poder de transformar e corrigir o sorriso.





São muito faladas hoje em dia, principalmente pela questão estética. É um tratamento rápido, com um resultado natural (na maioria dos casos), duradouro e que traz ganhos para a autoestima do paciente. Normalmente aplicadas nos dentes anteriores, pois são os que aparecem no sorriso.

Mas qual a diferença entre elas? Quando são indicadas? Existe contra indicação? Quais os cuidados que se deve ter?


O que diferencia uma da outra é basicamente a espessura. Sendo a faceta com mais ou menos 0,7mm e a lente de contato com mais ou menos 0,2mm.


Logo, a faceta requer maior desgaste dos dentes, sendo indicada quando a cor está muito alterada, tem muitas restaurações, mancha branca devido a fluorose, fraturas ou correção sutil de inclinação, por exemplo. Já a lente de contato requer o mínimo de preparo, é extremamente fina e indicada para corrigir um diastema (espaço maior entre um dente e outro), alterar o formato do dente e assim, dando uma maior harmonia ao sorriso.


Paciente que não tem boa higienização, rói unha, possui bruxismo ou apertamento dental (e não faz uso da placa miorelaxante – temos um texto aqui falando sobre isso) não é indicado para o tratamento, pois podem ocorrer trincas e fraturas no material. Com relação à higiene, as Facetas e as Lentes não impedem o aparecimento de cáries ou de problemas como a gengivite (também já falado aqui), por isso a necessidade de limpezas regulares ao dentista (6 em 6 meses), escovação pelo menos 3x ao dia, com escova macia e não esquecer o fio dental.


A principal vantagem dos tratamentos – Facetas ou Lentes – é o tempo de aplicação. Em média, com três consultas já é possível modificar o sorriso. É claro que esse tempo varia de acordo com o volume de dentes a receber a aplicação.

Para saber qual o tratamento mais indicado para você é melhor conversar com seu dentista depois de uma avaliação detalhada. Esse texto foi apenas para ajudar a clarear as dúvidas sobre uma e outra, visto que é um assunto bastante falado e procurado hoje em dia.

E aí? Gostou do assunto? Ficou com mais alguma dúvida? Tem vontade de fazer? Marque sua avaliação hoje mesmo!