Gengiva saudável não sangra!

A doença periodontal tem dois estágios, a gengivite e a periodontite.

A gengivite é quando a gengiva está inflamada (acúmulo de placas, tártaro e bactéria) e com isso ela sangra ao passar fio dental, escovar ou mesmo quando a boca está fechada o paciente sente um gosto de sangue quando faz alguma pressão.

A periodontite é quando, além desses sintomas, tem a perda óssea. E como saber se eu tenho gengivite ou periodontite? Avaliação presencial para diagnóstico.

Para tratar a gengivite é simples, basta NÃO parar de passar o fio dental, escovar os dentes e fazer limpeza no dentista. Muitos pacientes ao verem que a gengiva está sangrando ao passar o fio, param de passar por acreditarem que estão machucando ou porque tem “gengiva sensível”. Com isso, a inflamação aumenta, pois acumula mais placa.

Ele para de passar o fio dental porque a gengiva está sangrando, mas continua sangrando por que parou de passar. Viu como uma coisa leva a outra?

Pode acontecer sim, de o paciente machucar a gengiva e ela sangrar, então como saber se é ou não doença periodontal? Uma gengiva saudável tem alguns aspectos característicos: coloração rósea, aspecto de “casca de laranja” contorno uniforme entre os dentes, sem nenhum tipo de inchaço e muito menos sangramento.

O maior problema da doença periodontal é que é uma doença silenciosa, então pelo paciente acreditar que tem “gengiva sensível” e por não sentir dor, ele não procura o dentista, e aí ele só vai tomar conhecimento que tem um problema quando o dente já está com mobilidade, por exemplo. Nessa fase, já existe o acometimento ósseo, ou seja, já tem uma periodontite instalada e que se não tratada haverá perda de dentes.

Por isso a importância de se procurar um dentista pelo menos de 6 em 6 meses, além de ter o cuidado diário com a saúde bucal e não esquecer sempre que “Gengiva saudável não sangra”!

Agora, que você já sabe o que são as doenças periodontais, como tratar e como manter a gengiva saudável é só começar!

Copyright © Clínica do Cuidar.

Desenvolvido por Bonita Comunicação Digital.

RT: Dra. Júlia Barbosa Becattini Prota - CRO/MG 44.358 - Clínica CRO/MG - EPAO-M-5226.

icone-whatsapp.png
  • Facebook Clínica do Cuidar