BLOG

Blog
  • Clínica do cuidar

GENGIVOPLASTIA

A gengivoplastia é uma cirurgia odontológica simples e rápida.

É utilizada para corrigir e modificar o formato das gengivas. Pode ser necessária a remoção óssea em alguns casos.

A técnica tem objetivos tanto estéticos quanto funcionais. Nos casos em que a gengiva está hiperplasiada (crescimento excessivo da gengiva), é feita sua remoção para facilitar a higienização (objetivo funcional) ou para aumentar o tamanho dos dentes (objetivo estético).

As indicações para este tipo de cirurgia são:

- recuperar dentes fraturados;

- restaurar dentes com cáries  subgengivais (abaixo da gengiva);

- remover excesso de gengiva causada pelo uso de aparelho ortodôntico;

- devolver a harmonia para o sorriso;

-eliminar ou diminuir o sorriso gengival. O sorriso gengival não ocorre só pelo crescimento excessivo da gengiva, mas também pelo lábio superior ser mais alto. Nesse caso, a melhor indicação seria o botox, apenas a gengivoplastia não resolverá.

Mas lembramos que cada caso deve ser analisado individualmente.

A durabilidade do procedimento  consiste na utilização da técnica correta. Se assim for feita, o resultado será  permanente.

O pós-operatório é bem simples. Pode ocorrer dor e sensibilidade nos primeiros dias, o que é resolvido com analgésico convencional. 

O paciente deve evitar comer alimentos duros e muito quentes, principalmente alimentos que precisam ser cortados com os dentes anteriores. 

Os pontos cirúrgicos, quando necessário, são removidos com no máximo 10 dias e com dois dias de cirurgia já é possível voltar ao trabalho, exceto atividades físicas. Essas exigem uma semana de repouso nos casos mais invasivos (por exemplo, no caso em que foi preciso dar pontos).