BLOG

Blog
  • Clínica do cuidar

IMPORTÂNCIA DO HIDRATENTE E PROTETOR LABIAL!

Durante o inverno, os lábios têm tendência a ficarem ressecados, pois são sensíveis e constituídos por uma fina camada de pele. Por isso, eles merecem uma atenção diária especial para evitar rachaduras e ressecamento. Isso incomoda muito as pessoas, principalmente no inverno, em que as baixas temperaturas, o tempo seco e o uso de água muito quente contribuem para que isso aconteça. Sem contar também que, caso o lábio já esteja com algum dos problemas citados, o hidratante ajuda também a regenerar e a reconstituir a pele.



Recomendamos o hidratante labial, que pode ser usado em qualquer estação do ano, mas no inverno é primordial. Ele funciona como antioxidante e reparador nutritivo e não existe frequência máxima em que você precise usá-lo.  O ideal é que tenha um na bolsa e aplique sempre que sentir necessidade. 

É importante também que a pessoa se mantenha hidratada, para ter não somente os lábios com aparência bonita, mas também uma boa saúde bucal.

A melhor opção de hidratante é aquela em bastão, que passa direto no lábio e você não precisa usar o dedo para passar, evitando contaminações. 

É importante lembrar também que lamber os lábios não é uma ação muito recomendada. A saliva, além de possuir pH ácido, possui resíduos de alimentos que ingerimos, e por isso, pode causar danos à pele labial.

Vitaminas e óleos, contidos nos hidratantes, são fatores que juntos, reduzem o ressecamento da pele e também a perda da camada superior.

E por que deve ser usado um hidratante que contenha protetor junto?

O que acontece é que, independentemente se está muito calor ou muito frio, ambas as temperaturas expressivas podem causar queimaduras na boca e, sem proteção, a exposição solar em excesso reduz as defesas do corpo. 

Por esse motivo, deve ser usado um produto que tenha as duas propriedades, principalmente quando falamos em prevenção contra o câncer de boca. Como a pele da boca é ainda mais fina, deve ser mais protegida, pois câncer de boca é considerado de alto risco.

Agora que você já sabe mais sobre a importância do uso do hidratante labial, que tal começar a usar e manter seus lábios mais saudáveis e livres de ressecamento neste inverno?