BLOG

Blog
  • Clínica do cuidar

Odontopediatria: importância do atendimento lúdico para crianças.




A odontopediatria é a especialidade da odontologia que cuida da saúde bucal das crianças desde o nascimento do primeiro dentinho até a pré-adolescência.

Quanto mais cedo as crianças iniciam as visitas ao odontopediatra mais fácil se torna estabelecer um relacionamento de confiança.

Uma das formas mais eficientes de envolver a criança nesse processo é de modo participativo através do lúdico, promovendo colaboração e redução de medo e ansiedade.

O primeiro passo desse atendimento lúdico é a roupa. O uso de jalecos coloridos com estampas animadas causam uma primeira impressão agradável para a criança.

Dentro do consultório a criança é cativada pela decoração, a fim de fazer com que ela se familiarize com o ambiente.

Para evitar que a criança fique com medo, o odontopediatra usa a técnica “falar-mostrar-fazer”, ou seja, explicar o procedimento, demonstrar o que vai ser feito (pode ser através do aspecto visual, auditivo e olfativo) utilizando macro modelos como arcada dentaria, pelúcia, etc, e realização do procedimento usando um diálogo apropriado à idade.

O lúdico faz com que a criança expresse seus medos, dúvidas e receios de forma natural. Outra forma de melhorar o atendimento é com o reforço positivo, recompensando a criança com atitudes desejáveis, fazendo-a superar as dificuldades. Premiar a criança ao final da consulta por bom comportamento é bastante produtivo, a tendência é que ao serem motivados repitam a postura positiva na próxima consulta. Não importa a idade, desde bebê até o pré-adolescente, eles sempre ficam muito felizes ao escolher brindes ao final da consulta e deixa na memória da criança uma lembrança agradável do ambiente odontológico.

Essas atitudes trazem significado à criança e fará com que ela se sinta mais segura durante o tratamento, que deve ser, sobretudo, humanizado. A criança precisa ser conquistada a cada vez que visita o consultório e por isso a atividade lúdica é essencial, fortalecendo o vínculo profissional-paciente.