BLOG

Blog
  • Clínica do cuidar

OUTUBRO É O MÊS DOS DENTISTAS!

No dia 03 de outubro, comemoramos o Dia Mundial do Dentista e no dia 25 de outubro, Dia Nacional do Dentista, essa última foi escolhida porque coincide com o dia em que foi publicado o decreto que criou os primeiros cursos de Odontologia no nosso país, Decreto nº 9.311, de 1884.


A Odontologia foi praticada desde a pré-história. Sempre com ênfase na extração de dentes, ou ainda contenções rudimentares que seguravam dentes com mobilidade na boca. 

A expectativa de vida do ser humano foi aumentando mas, os dentes não duravam a vida toda. 

Por volta de 1.300, Guy de Chauliac, médico e cirurgião francês, foi um dos primeiros a usar o termo “dentista” como o responsável pelo procedimento de extração dentária e é o autor da frase: “Um cirurgião que não sabe a sua anatomia é como um cego a esculpir um tronco”, válida até hoje.

No século XIX, aqui no Brasil, os dentistas eram conhecidos como “Barbeiros” e seu trabalho era basicamente arrancar dentes – algumas vezes no meio da rua mesmo. Os primeiros a se aventurarem nessa área eram homens que precisavam ser fortes, rápidos, ter sangue frio e muitas vezes atuavam sem a licença. 

As pessoas corriam riscos de morrer de hemorragias ou infecções porque as técnicas eram realizadas de forma rudimentar, sem o conhecimento técnico e científico que temos hoje.

Nosso dentista mais famoso da história foi um dos mártires da independência, Joaquim José da Silva Xavier, o Tiradentes. 

Hoje em dia, a consciência sobre os tratamentos dentários mudou muito. Sabe-se da importância dos trabalhos preventivos e diversos outros métodos de cuidado, tais como água fluoretada, pastas dentais fluoretadas, a recomendação na frequência de escovação dental e do uso do fio dental, entre outros.


Hoje, a Odontologia conta com mais de 20 especialidades, nas quais os Cirurgiões-Dentistas desenvolvem habilidades e noções técnicas em áreas diversas muito além dos dentes e do sorriso. 

A Odontologia é, sim, uma ciência que desenvolve o bem estar físico, social e psicológico.

Assim, desejamos parabéns a todos profissionais que desenvolvem a Odontologia na sua essência, buscando o bem estar físico, psicológico e social daqueles que a recebem.