BLOG

Blog
  • Clínica do cuidar

PARABÉNS DENTISTAS!

O Dia Mundial do Dentista é celebrado no dia 3 de outubro e o Dia do Nacional do Dentista no dia 25, através de um decreto criado no ano de 1884 que também criou os primeiros cursos de graduação em Odontologia nos estados da Bahia e do Rio de Janeiro. 



O Conselho Federal de Odontologia (CFO) oficializou posteriormente a data.

O Brasil conta com mais de 280 mil profissionais, que correspondem a quase 20% de dentistas no mundo! Mesmo assim, mais da metade da população brasileira só vai ao dentista quando tem alguma necessidade - dor de dente é a principal.

A profissão vai muito além de “tirar” a dor do paciente. O dentista devolve a saúde bucal, a qualidade da mastigação, a autoestima e a confiança do paciente através de um sorriso mais harmônico e bonito.

O medo ou resistência ao dentista é quase unânime entre as pessoas. 

O tão conhecido “motorzinho” ainda é o terror de muita gente, sendo o fator de maior impedimento para ir  ao dentista no mínimo duas vezes ao ano, como recomendado. 

Esse medo é compreensível, visto que antigamente os métodos utilizados eram desconfortáveis. As agulhas das anestesias eram grossas e ajudavam a tornar  a visita ao dentista um sinônimo de dor. Mas isso não condiz mais com os tratamentos odontológicos de hoje.  

A explicação, hoje, para alguns pacientes ainda terem fobia da ida ao dentista pode ser por alguma experiência traumática vivida na infância ou os próprios pais terem passado para os filhos.

Independente da missão que você, profissional dentista, tem com seu paciente, é importante estar disposto a levar sempre o bem estar e devolver a beleza do sorriso. 

A profissão não é fácil, o dia a dia é cansativo, mas obter como recompensa a oportunidade de fazer com que o paciente ame a si mesmo, não tem preço!

Parabéns pelo seu dia!