- Clínica do cuidar
SENSIBILIDADE DENTÁRIA!
Atualizado: 24 de Nov de 2020
A sensibilidade dentária surge quando a dentina, camada mais interna do dente, fica exposta; quando há perda de esmalte; pela retração gengival, que é a impressão que o paciente tem que a gengiva “subiu” nos dentes superiores ou “desceu” nos dentes inferiores.

Mas o que causa a sensibilidade?
Vários são os motivos que podem levar à sensibilidade, entre eles:
bruxismo,hábito de ranger os dentes; apertamento dental, doenças periodontais, escovação feita com muita força.
A dentina possui microtúbulos que conduzem estímulos para a polpa onde está o nervo do dente, que estimulado por fatores externos, causam a sensibilidade.
O paciente que sofre de sensibilidade dentária tem muita dificuldade em ingerir alimentos cítricos, doces, quentes ou frios, sendo bom evitá-los.
Em casa, o paciente também pode fazer algumas correções na sua higiene bucal para diminuir a sensibilidade, como: usar escova de cerdas mais macias; escovar os dentes corretamente; usar um creme dental que não seja muito abrasivo.
Alguns tratamentos para a sensibilidade são feitos no consultório para ajudar a diminuir esse incômodo como: aplicação de dessensibilizante e laserterapia.
Existem também tratamentos mais invasivos para tentar acabar com a sensibilidade que são: restauração feita na raiz exposta e o enxerto gengival. Esses são métodos que têm que ser muito bem avaliados pelo seu dentista para serem utilizados.