UM DENTE TRATADO DE CANAL PODE DAR CÁRIE?

Uma dúvida que aparece sempre na clínica é se um dente, já tratado de canal, pode desenvolver cárie novamente.

Para responder essa pergunta, primeiro vamos relembrar o que é a cárie e o que é o tratamento de canal.

A cárie é uma doença que tem início na falta de higienização, ou seja,  não remover as placas bacterianas (resto de alimento, saliva). Isso faz com que as bactérias  proliferem na superfície do dente, desmineralizando-o e surgindo a cárie.

O tratamento de canal é quando essa cárie está bem evoluída de forma que já atingiu a polpa do dente (parte mais interna que tem terminações nervosas e vasos sanguíneos). Dessa forma, é necessário limpar, desinfeccionar e vedar o canal com um material que irá impedir novas invasões e infecções de microorganismos. Mas isso acontece internamente, ou seja, o dente está protegido por dentro, mas não por fora.

Então, sim, um dente tratado de canal pode desenvolver cárie da mesma forma e a solução será apenas refazer a restauração ou retratar o canal.

O maior problema é que como o dente tratado de canal, teoricamente, está “morto”, pois sua polpa foi removida, o paciente muitas vezes não sente dor e se não vai ao dentista regularmente, pode descobrir a cárie quando ela estiver num estágio mais avançado. Assim não será possível mais salvar o dente, sendo necessária a sua extração (“tirar o dente”) e colocação de implante.

Por isso, as consultas regulares ao dentista são tão importantes.